BOZ, Kely Cristina da R. (Guaraniaçu)
1. APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO E SELEÇÃO DO GÊNERO
Orientações ao professor(a):
Antes de iniciar o estudo do gênero
Certidão de nascimento, o professor deve
questionar os alunos sobre importância desse documento. Poderá pedir aos alunos
se eles já conhecem a sua própria certidão de nascimento, comentando e
orientando aos alunos sobre as informações necessárias para que esse gênero
seja produzido, assim como os documentos necessários para a elaboração do mesmo. É preciso discutir
com os alunos sobre o valor deste documento. Informá-los de que, ao término
desse trabalho, eles deverão preencher a sua certidão de nascimento com todas
as informações que são necessárias. Essa sequência didática, portanto, não
contemplará o momento de produção visto que o aluno não tem a liberdade para
produzir esse gênero, já que se trata de um gênero que só pode ser produzido em
cartórios, por pessoas habilitadas para isso. Então, propor aos alunos que, no
final dessa sequência didática, formem pequenos grupos para que produzam um folder. Este terá como finalidade divulgar a importância de se ter a certidão de nascimento. Esses folders poderão ser colocados na parede de cartórios, postos de saúde, postos de gasolina e no mural da escola. A finalidade é que seus colegas tenham conhecimento da importância de orientar seus pais e toda sua família quanto à necessidade de se obter uma Certidão de Nascimento. Continue lendo...
[1] Professora do grupo de trabalho Gêneros
discursivos no ensino da língua portuguesa: uma reflexão teórico-prática, realizado no ano de 2017, do qual resultou
essa produção.
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