sexta-feira, 26 de outubro de 2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” (3º ANO)



BOZ, Kely Cristina da R. (Guaraniaçu)
NATH-BRAGA, Margarete Aparecida[1](AMOP / Cascavel)

1. APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO E SELEÇÃO DO GÊNERO

Orientações ao professor(a): 

Antes de iniciar o estudo do gênero Certidão de nascimento, o professor deve questionar os alunos sobre importância desse documento. Poderá pedir aos alunos se eles já conhecem a sua própria certidão de nascimento, comentando e orientando aos alunos sobre as informações necessárias para que esse gênero seja produzido, assim como os documentos necessários para a elaboração do mesmo. É preciso discutir com os alunos sobre o valor deste documento. Informá-los de que, ao término desse trabalho, eles deverão preencher a sua certidão de nascimento com todas as informações que são necessárias. Essa sequência didática, portanto, não contemplará o momento de produção visto que o aluno não tem a liberdade para produzir esse gênero, já que se trata de um gênero que só pode ser produzido em cartórios, por pessoas habilitadas para isso. Então, propor aos alunos que, no final dessa sequência didática, formem pequenos grupos para que produzam um folder. Este terá como finalidade divulgar a importância de se ter a certidão de nascimento. Esses folders poderão ser colocados na parede de cartórios, postos de saúde, postos de gasolina e no mural   da   escola. A finalidade é que seus colegas tenham  conhecimento   da importância  de  orientar  seus  pais  e  toda  sua  família quanto  à necessidade  de  se  obter  uma Certio de Nascimento. Continue lendo...


[1] Professora do grupo de trabalho Gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa: uma reflexão teórico-prática, realizado no ano de 2017, do qual resultou essa produção.


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