sexta-feira, 26 de outubro de 2018

GÊNERO DISCURSIVO “CONTO DE FADAS” 3º ano (A/C)


COELHO, Janaína Fernanda (Ubiratã)
RUSCHEINSKY, Neusa Maria Winter ( Missal)
NATH-BRAGA, Margarete Aparecida[1](AMOP / Cascavel)


1. APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO E SELEÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO

Professor(a), introduza o gênero Conto de Fadas discutindo e questionando seus alunos quanto às histórias que eles já conhecem. Ver se eles lembram se já leram ou ouviram. Relembrar os alunos que o gênero Conto de Fadas é constituído por narrativas em que aparecem seres encantados e elementos mágicos, que fazem parte de um mundo imaginário e maravilhoso. São histórias antigas que eram transmitidas oralmente, passadas de geração para geração, mas com o desenvolvimento da imprensa, essas histórias passaram a ser registradas em livros para que as mesmas não fossem esquecidas e nem tampouco se perdessem. Os contos tradicionais expõem características de atemporalidade definidas: “Era uma vez...”, “Certa vez...”, “... e foram felizes para sempre.”, ou seja, o tempo sempre é indeterminado, o que admite que a imaginação do leitor voe para um tempo qualquer. Continue lendo...


[1] Professora do grupo de trabalho Gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa: uma reflexão teórico-prática, realizado no ano de 2017, do qual resultou essa produção.


Nenhum comentário:

..:: Sejam Bem Vindos ao Blog do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) Fone: (45) 3226-8544 ::.. ..:: E-mail: educacaoamop@gmail.com ::..

Pages

Image and video hosting by TinyPic