terça-feira, 30 de maio de 2017

A PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO INDIVIDUAL NA PERSPECTIVA DE LEONTIEV, ELKONIN E VIGOSTSKI



MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI*

RESUMO: Este estudo se propõe a analisar algumas contribuições da psicologia de Leontiev, Elkonin e Vigotski no campo da psicologia do desenvolvimento, mais especificamente a questão da periodização da ontogênese humana. Leontiev e Elkonin, seguindo a linha sóciohistórica ou histórico-cultural iniciada por Vigotski, desenvolveram   as bases de uma psicologia do desenvolvimento que superasse o enfoque naturalizante tão forte nesse campo. Segundo eles cada período do desenvolvimento individual humano é caracterizado por uma atividade principal, ou atividade dominante, a partir da qual se estruturam as relações do indivíduo com a realidade social. São analisados também os períodos que Leontiev e Elkonin detectaram no desenvolvimento dos indivíduos nas condições sociais da URSS.
Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento. Leontiev. Elkonin.
Atividade principal.
THE STAGES OF THE PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT OF INDIVIDUALS
ACCORDING TO LEONTYEV, ELKONIN AND VYGOTSKY
ABSTRACT: This study analyses certain contributions by Leontyev, Elkonin and Vigostky in the area of Developmental Psychology, more particularly the stages of human ontogenesis. Adopting the social- historical/historical-cultural approach initiated by Vygotsky, Leontyev and Elkonin formulated the basis for a Developmental Psychology that endeavored to surpass the naturalistic approach that prevailed in this field. According to these authors, each stage of the process of development is characterized by a leading activity from which stems the relationship between the individual and their social reality. This study also analyzes the stages of the individual development Leontyev and Elkonin observed under the social conditions of the USSR.

Key words: Developmental psychology. Leontyev. Elkonin. Leading activity.
Este estudo se propõe a apresentar alguns aspectos relacionados à periodização do desenvolvimento humano na abordagem histórico- cultural ou sócio-histórica. Nossa formação em psicologia, a atuação no contexto educacional e, principalmente, os estudos que vimos desenvolvendo dos trabalhos de L. S. Vigotski1 nos têm conduzido à compreensão do psiquismo humano para além de explicações baseadas em modelos mecanicistas ou modelos organicistas de desenvolvimento, utilizando uma classificação de Palácius (1995).

A psicologia histórico-cultural teve início com as obras de Vigotski (1896-1934). Este pesquisador desenvolveu seu trabalho com base marxista e era “radical”, por querer ir à raiz de todos os problemas e por se manter fiel a um método de compreensão do psiquismo humano.Continue lendo...

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