COELHO, Janaína
Fernanda (Ubiratã)
RUSCHEINSKY, Neusa Maria
Winter ( Missal)
NATH-BRAGA, Margarete Aparecida[1](AMOP
/ Cascavel)
1. APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO E SELEÇÃO DO GÊNERO
DISCURSIVO
Professor(a), introduza o gênero Conto de Fadas discutindo e questionando
seus alunos quanto às histórias que eles já conhecem. Ver se eles lembram se já
leram ou ouviram. Relembrar os alunos que o gênero Conto de Fadas é constituído por
narrativas em que aparecem seres encantados e elementos mágicos, que fazem
parte de um mundo imaginário e maravilhoso.
São histórias antigas que eram transmitidas oralmente, passadas de geração para
geração, mas com o desenvolvimento da imprensa, essas histórias passaram a ser registradas
em livros para que as mesmas não fossem esquecidas e nem tampouco se perdessem.
Os contos tradicionais expõem características de atemporalidade definidas: “Era
uma vez...”, “Certa vez...”, “... e foram felizes para sempre.”, ou seja, o
tempo sempre é indeterminado, o que admite que a imaginação do leitor voe para
um tempo qualquer. Continue lendo...
[1] Professora do grupo de trabalho Gêneros
discursivos no ensino da língua portuguesa: uma reflexão teórico-prática, realizado no ano de 2017, do qual resultou
essa produção.
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